O mundo do vinho abriga diversas expressões, nomes e termos técnicos que são usados com frequência e que nem sempre são de domínio público. As vezes até assustam as pessoas que não estão acostumadas e acabam inibindo-as de participar mais ativamente deste universo.
Já falamos aqui de algumas dessas palavras e expressões que podem te ajudar em reuniões de amigos, ou até mesmo em degustações mais formais.
Hoje, vamos falar da diferença entre três termos ligados as pessoas que vivem e trabalham com vinho: sommelier, enólogo e enófilo.
Sommelier é o profissional especializado em algo. Existe sommelier de muitas coisas hoje em dia: cervejas, charutos, águas, cachaças e destilados, entre outros. O vinho é apenas mais um tipo de sommelier.
Sommelier é profissão, alguém que trabalha em restaurantes, hotéis, lojas especializadas, importadoras e etc.
Na verdade, este profissional é o responsável por montar cartas, indicar rótulos – que possam agradar ao cliente – sugerir harmonizações, além de cuidar da compra e armazenamento dos produtos, para que rodem na adega no tempo certo – e sejam consumidos no auge de sua vivacidade. Isso sem falar na função primordial, abrir e servir o vinho – na temperatura correta e tudo mais.
Além disso, a profissão tem outro leque de atuação. Eles podem atuar no enoturismo acompanhando turistas em passeios à vinícolas, podem lecionar em cursos de vinhos ou até mesmo escrever sobre o assunto.
Já quanto aos outros dois personagens de hoje os enófilos e os enólogos, o seu significado é mais confuso ainda, pois ambos começam com o prefixo “Eno” que quer dizer vinho. A diferença está no sufixo.
Enólogo – o sufixo “logo” quer dizer aquele que estuda – da mesma forma que Biólogo, Geólogo, entre outros profissionais que estudam algo.
Já o sufixo “filo” significa amigo, querido e por isso, enófilo é o nome utilizado para nomear pessoas que gostam de vinho.
Então, enólogo é o profissional formado na faculdade de enologia. Pessoa responsável pela coordenação, supervisão e execução de todos os aspectos ligados a arte de produzir vinhos. Desde a videira até a garrafa, passando por todas as análises químicas, controles de qualidades, análises sensoriais e todo o conhecimento de viticultura necessários para elaboração do produto final: o vinho.
Já o enófilo, são apreciadores, admiradores, considerados “amantes do vinho”. Muitos deles possuem um vasto conhecimento sobre a bebida, curiosidades, rótulos e sabores. Para os enófilos vinho é lazer, prazer ou hobby.
Ou seja, cada um tem um papel no mundo do vinho, mas com uma coisa em comum, a admiração por essa bebida sensorial e cheia de surpresas.