Festas de fim de ano: o que servir, quanto comprar?

Começamos dezembro. O mês mais esperado de todos anos. Afinal, é o mês do Natal e do Reiveillon. Mês de se encher de compromisso, encontrar com todos os grupos de amigos que não conseguimos encontrar o ano todo e ainda por cima, no fim do mês, recarregamos nossas energias para o ano seguinte, que de fato não muda muito, mas ao mesmo tempo muda tudo. 

As festas de fim de ano são sempre especiais. Mas este ano terá uma energia ainda maior, já que ano passado não houveram grandes comemorações. 

Ao planejar uma festa, um dos grandes medos que surgem é faltar bebida antes da festa acabar. Para te ajudar com isso, preparamos umas dicas importantes. 

Como estamos falando de Festas de fim de ano, vamos pensar no espumante como nossa bebida principal.

Para fazer os cálculos, primeiro de tudo você precisa pensar na quantidade de pessoas e na duração da festa. Mas além disso, você precisa saber o perfil de seus convidados e se haverá outros estilos de bebidas sendo servidas em paralelo, como cerveja, whisky…

Para festas de 4 horas de duração e com serviço apenas de espumante.

Considere 1 garrafa de espumante para cada 2 ou 3 convidados (dependendo do perfil de seus amigos).

Para festa com outras bebidas:

  • Considere 1 gf de espumante para cada 4 convidados.
  • Considere 700 ml de Cerveja por convidado;
  • Considere 1 gf de Whisky para cada 10 convidados;
  • Considere 1 gf de vinho branco para cada 4 convidados;
  • Considere 1 gf de vinho tinto para cada 4 ou 5 convidados.

Agora independente de qualquer um dos fatores você precisa ter bebidas não alcoólicas sendo servidas, principalmente água. Sempre estimule o consumo de água, deixando-a exposta e de fácil acesso durante toda a festa.

Para o cálculo de água, pense em 500 ml por pessoa, mas se a cidade onde você estiver for muito quente considere aumentar para 750 ml na hora de calcular, pois água nunca pode faltar.

Pense sempre numa margem de segurança no cálculo das bebidas de 20% para mais. Fique de olho no consumo e vá mesclando o serviço para que nenhuma falte no final.

Cabe lembrar que esses cálculos são todos estimativas, usadas por empresas de eventos baseadas em experiências anteriores, mas é muito importante