Harmonizações de Natal e Réveillon

Há cada ano, parece que o tempo passa mais rápido. A gente pisca, e pronto, já é Natal de novo. 

Hora de pensar em ceia, presentes, bebidas e decoração. 

Já falamos por aqui sobre presentes, sobre os cálculos de quantidades de bebidas, tudo para te ajudar na hora de organizar sua festa.

Agora chegou a hora de falarmos sobre as harmonizações da Ceia.

Como são vários pratos típicos você pode se questionar em como harmonizá-los, já que cada convidado acaba se servindo de um pouco de cada uma das delícias oferecidas. 

Com certeza a melhor escolha são espumantes, pois além de festivos e combinarem com tudo, são ótimos coringas no quesito harmonização, com sua acidez que ajuda a limpar o paladar entre uma garfada e outra. Outra vantagem do espumante é que, na maioria das cidades brasileiras, o calor está sempre presente nesta data e nada mais refrescante que um espumante gelado. E para não dizer que você não se dedicou na hora da escolha dos rótulos, você pode escolher também um Brut Rosé para a hora do jantar e seguir com o branco durante a festa. 

Mas se você preferir servir vinho tranquilo, vamos te dar algumas dicas também. 

Para pratos a base de aves, como os tradicionais perus, chesters ou mesmo um frango, opte por vinhos com taninos mais leves, como os varietais de Pinot Noir, Gammay ou Grenache. Agora se você preferir servir vinhos brancos, escolha os elaborados a base de Chenin Blanc ou Chardonnay. 

Se a sua família é daqueles que serve Bacalhau para a Ceia, pense que você precisa de um vinho branco encorpado, como um Chardonnay por exemplo. Prefira os varietais que passaram por madeira, eles terão uma untuosidade que vai ajudar a harmonizar com o prato. Ou ainda os clássicos brancos portugueses que são sempre uma boa pedida para acompanhar pratos portugueses à base de bacalhau.

Nas ceias de Réveillon, os pratos a base de carne preferidos pelos brasileiros são com pernil, ou carne suína em geral, e tender. Para harmonizar esses pratos você vai precisar servir vinhos leves, jovens e frutados. Opte por um Malbec, ou um Syrah – ambos sem madeira e jovens – ou ainda vinhos feitos a base de Merlot e Primitivo. Se preferir os brancos, foque nos Chardonnays ou Semillon. 

Agora, se nas festas da sua casa, os acompanhamentos são mais protagonistas que as carnes, lembre-se que com salpicão, saladas e pratos mais leves você pode optar por um Viognier ou ainda um Chenin Blanc. 

Mas, se formos falar de praticidade e variedade, a escolha ideal é ter um espumante, um vinho branco neutro (sem muita madeira) e um tinto com corpo médio baixo. Assim você conseguirá agradar a todos os seus convidados. Afinal o foco é apenas não errar, pois de fato as pessoas estarão mesmo interessadas em festejar e celebrar estas datas – que são repletas de significado, esperança e amor.