Escolher o rótulo que vamos degustar é certamente uma decisão que irá afetar as sensações do decorrer do evento. Você pode escolher um vinho intenso, um vinho leve, um vinho mais complexo, ou mesmo um bem aromático, mas em todas as circunstâncias alguns cuidados deverão ser tomados.
Para um encontro mais formal, talvez você precise abrir o vinho com um pouco de antecedência, verificar se ele está bom para o consumo, certificar-se se ele precisa de um tempo no Decanter, ou mesmo qual seria a taça mais adequada para aquele feitio de vinhos.
Mas de modo geral, além da escolha do rótulo o que nós (simples apreciadores de vinhos) precisamos mesmo nos preocupar é com a temperatura de serviço, pois se ela não estiver adequada você pode estragar uma experiência que tinha tudo para dar certo.
Aquela frase: “vinho tinto se toma em temperatura ambiente” não é uma verdade absoluta. Afinal qual é a temperatura ambiente no nordeste do Brasil? E no Sul? E em que estação do ano? Então esqueça a temperatura ambiente e comece a se preocupar-se em deixar o vinho na temperatura ideal antes de servi-lo.
Se você tiver adega climatizada em casa, tudo fica bem mais fácil de controlar, mas se não tiver, não tem problema também, para tudo dá-se um jeito.
Vamos dividir os vinhos em brancos e tintos.
Brancos: os vinhos brancos devem ser servidos mais gelados, e por isso você pode colocá-los na geladeira algumas horas antes de servi-los. Caso ele gele muito, você pode deixar uns minutinhos na taça que logo ele já estará perfeito para o consumo. Isso porque o vinho gelado demais acaba perdendo características importantes de aroma e sabor.
Tintos: de modo geral eles são servidos entre 16ºC e 18ºC de temperatura, mas isso também irá variar entre vinhos frutados e complexos, vinhos leves e encorpados. Parece difícil, né!? Mas existem várias tabelinhas que podem te ajudar a deixar o vinho no ponto certo. Se você tiver um termômetro de garrafa em casa, ele pode ajudá-lo nestes momentos.
Mas sem preciosismos, você pode tocar na garrafa, se ela estiver fresca o consumo está liberado.
Agora se você não tem adega climatizada e não lembrou de colocar os vinhos na temperatura ideal mais cedo, você pode optar por ações mais rápidas, como colocar o vinho num balde de gelo. Um vinho branco, por exemplo, você pode deixar no baldinho cerca de 15 a 20 minutos e o vinho já estará geladinho para consumo. Para tintos, que estejam quentes, você pode deixar cerca de 5 minutos no balde de gelo, assim ele irá refrescá-lo, sem gelá-lo além da conta.
De modo geral podemos dizer que a temperatura ideal para o serviço do vinho é:
Espumantes: 6 – 8 ºC
Brancos Leves: 6 – 8ºC
Brancos encorpados: 10 – 12ºC
Tintos Leves: 14 – 16ºC
Tintos encorpados: 16 – 18ºC
Mas o importante é ser feliz, se não quiser pensar nisso tudo e não tiver adega em casa, deixe os vinhos brancos na geladeira e os tintos fora. Na hora de servir, deixe o branco descansar uns minutinhos e, no caso dos tintos, gele-o um pouco antes do consumo, seja na geladeira por uns 30 minutos ou num balde de gelo por cerca de 5 minutos.
Pronto, abra sua garrafa e desfrute o momento sem medo de ser feliz.