Você é daqueles que deixa de abrir um vinho porque não vai tomar a garrafa toda?
Não faça isso, permita-se curtir seus momentos apenas com uma taça e guarde o que sobrar. Afinal, as vezes depois de um dia intenso de trabalho o que a gente quer – e merece – é apenas uma taça de vinho e o sofá.
Outro caso bastante recorrente de sobras de vinhos são aqueles jantares entre amigos em que uma garrafa é pouco e duas é demais.
Seja pelo motivo que for, você precisa saber como guardar uma garrafa de vinho depois de aberta, pois assim não desperdiçará nem uma gota.
O mais importante é você saber que o contato com o oxigênio é que faz os vinhos estragarem (oxidar), ou seja, quanto mais você protegê-lo do ar, melhor.
Existem tampas a vácuo que são muito eficientes para reduzir a quantidade de oxigênio dentro da garrafa, você coloca a tampa, bombeia e pronto. Há também outros sistemas que ajudam muito na conservação de vinhos abertos. São acessórios que injetam gás dentro da garrafa criando uma camada protetora que impede que o ar entre em contato com o líquido.
Outra opção é fechar o vinho com a própria rolha, mas neste caso a conservação perde um pouco em qualidade.
Em qualquer uma delas o ideal é deixar o vinho dentro da geladeira, pois o frio desacelera o processo químico no vinho, preservando um pouco mais suas propriedades.
Outro ponto importante e fácil de resolver é sempre deixar a garrafa na vertical dentro da geladeira, pois a superfície do líquido em contato com o ar é menor do que na horizontal.
Vamos a outra questão prática: quanto tempo você pode deixar um vinho aberto (vedado com a própria tampa) na geladeira? Depende do estilo do vinho.
Espumantes: necessita de tampas específicas. São fáceis de achar e não requerem muito investimento. Todo mundo que gosta de espumante precisa ter uma em casa. Com essas tampas, uma garrafa pode ficar na geladeira por até 2 ou 3 dias, tranquilamente, na maioria das vezes até o perlage será preservado.
Brancos leves e rosés: estes vinhos duram até 4 dias na geladeira.
Brancos encorpados: normalmente duram até 3 dias na geladeira.
Tintos leves: chegam a durar até 4 dias na geladeira.
Tintos encorpados: podem durar até 3 dias na geladeira.
Esses períodos podem aumentar quando você utiliza uma tampa a vácuo ou um sistema a gás, nesses casos vale dar uma olhada no manual de cada produto para ver qual a recomendação do fabricante para o consumo.
É importante lembrar que vinhos de guarda são mais sensíveis depois de abertos e sua intensidade de aromas poderá ser mais afetada.
Mas ainda existem alguns destinos para o vinho, caso você perca os prazos de consumo e o vinho perca qualidade.
A primeira saída é muito nobre. Utilizar o vinho para cozinhar. Você pode usar em carnes, cozidos, molhos, entre outros.
A última opção é usar os tintos como corante natural para tingir peças de roupas ou acessórios da casa. Já os brancos podem ser utilizados para tirar manchas feitas por acidentes com vinho tinto. Sim, vinho branco ajuda a tirar mancha de vinho tinto e você não vai abrir uma garrafa com essa finalidade, vai? É sempre conveniente ter um restinho na geladeira para este fim.
De qualquer forma o importante é você entender que na maioria das vezes o vinho não perde sua essência por ficar guardado aberto – por pouco tempo, claro – as vezes você pode até se surpreender com características mais evoluídas e envolventes.
Seja como for, nunca jogue fora um vinho sem antes ter certeza de que ele não poderá ser consumido.